Passagem só de ida é um podcast de compartilhamento de histórias de pessoas LGBT+ brasileiras e estrangeiras que migraram para a cidade de São Paulo, ou passaram por ela, em algum momento de suas vidas. Cada episódio traz o relato de alguém sobre os seus processos de deslocamento físico e subjetivos, priorizando a sua liberdade narrativa e os marcos pessoais por meio dos quais ela conta a sua trajetória e recompõe a sua história. 



Disponível nas plataformas:




A Casa 1 é um espaço de acolhida para jovens LGBT de 18 a 25 anos que foram expulsos de casa por suas orientações afetivo-sexuais e identidades de gênero, e também uma Clínica Social e um Centro Cultural aberto e gratuito pra todo mundo.



O Acervo Bajubá é um projeto voltado para preservação, salvaguarda e pesquisa historiográfica da arte, memória e cultura LGBT brasileiras. Com um acervo de cerca de 4000 itens, atualmente ocupa um espaço no centro cultural da Casa 1, em São Paulo/SP.



Apoio:
 




Realização:




Ep. 07: Gretta não tem medo de fantasmas




Nascida em Santos, na década de 1950, Gretta Sttar é artista, maquiadora e apaixonada por aviões. É um dos grandes nomes da casa de shows Blue Space, tendo também feito história em espaços como a Nostro Mondo, a Homo Sapiens e a Corintho, representantes do auge da arte transformista em São Paulo.

Com muita delicadeza e simpatia, Gretta Sttar contou uma trajetória fortemente marcada pelas luzes dos tantos palcos em que se apresentou pelo mundo, em especial, aqueles em Santos, com destaque ao Pink Panther; em São Paulo, cidade com quem teve “dois grandes namoros” e em Tokyo, sua “base” durante os anos em que esteve no Oriente, apresentando-se por mais de 20 países.

Nos bastidores, Gretta nunca cedeu aos desafios e percalços que se apresentam às pessoas LGBT, "os fantasmas" como ela mesmo diz. Sem medo de fantasmas, Gretta assumiu o papel de protagonista nos palcos e na vida, com determinação, desejo e certamente muito glamour.















Projeto: Bruno O., Marcos Tolentino e Yuri Fraccaroli
Produção: Marcos Tolentino
Entrevista, roteiro, pesquisa e captação deste episódio: Yuri Fraccaroli
Montagem, edição e pesquisa sonora: Jj jj jj
Vinheta e trilha original: Nolo
Assessoria jurídica: Lucila Lang
Assessoria de imprensa: Brenda Amaral
Apoio: Rede de Mulheres Imigrantes Lésbicas e Bissexuais
Realização: Casa 1 e Acervo Bajubá