Passagem só de ida é um podcast de compartilhamento de histórias de pessoas LGBT+ brasileiras e estrangeiras que migraram para a cidade de São Paulo, ou passaram por ela, em algum momento de suas vidas. Cada episódio traz o relato de alguém sobre os seus processos de deslocamento físico e subjetivos, priorizando a sua liberdade narrativa e os marcos pessoais por meio dos quais ela conta a sua trajetória e recompõe a sua história. 



Disponível nas plataformas:




A Casa 1 é um espaço de acolhida para jovens LGBT de 18 a 25 anos que foram expulsos de casa por suas orientações afetivo-sexuais e identidades de gênero, e também uma Clínica Social e um Centro Cultural aberto e gratuito pra todo mundo.



O Acervo Bajubá é um projeto voltado para preservação, salvaguarda e pesquisa historiográfica da arte, memória e cultura LGBT brasileiras. Com um acervo de cerca de 4000 itens, atualmente ocupa um espaço no centro cultural da Casa 1, em São Paulo/SP.



Apoio:
 




Realização:




Ep. 08: Todas as línguas de Lufer





Garota das montanhas nascida em Cajamarca no Peru, desde criança Lufer gostava de dublar suas artistas pop favoritas usando toalhas como vestido e peruca. Já adulto, vivendo na cidade de Trujillo (Peru), a brincadeira de dublar o levou a criar sua persona drag queen e, a partir disso, a militar em prol dos direitos das pessoas LGBT em seu país. Em 2017, um convite feito por sua irmã que vivia em São Paulo fez com que uma viagem de quinze dias se tornasse uma mudança de vida. Recém-chegado, Lufer se encantou com a arte, com a liberdade e com a bunda dos brasileiros que ele viu pela cidade. Três anos depois, o relato da sua chegada em São Paulo traz em si muitas nuances do olhar de uma pessoa migrante que, apesar das possibilidades de encontros propiciados pelo metrô, pelos eventos LGBT e pelos aplicativos de pegação, ainda se sente sozinho e com dificuldades de se encontrar.

















Projeto: Bruno O., Marcos Tolentino e Yuri Fraccaroli
Produção: Marcos Tolentino
Entrevista, roteiro, pesquisa e captação deste episódio: Marcos Tolentino
Montagem, edição e pesquisa sonora: Jj jj jj
Vinheta e trilha original: Nolo
Assessoria jurídica: Lucila Lang
Assessoria de imprensa: Brenda Amaral
Apoio: Rede de Mulheres Imigrantes Lésbicas e Bissexuais
Realização: Casa 1 e Acervo Bajubá